6 de Julho, 2020

A AIHO entrevistou Sérgio Ferreira

(Ouça a entrevista completa aqui | Podcast)

Qual é o cargo que exerce na Louricoop, CRL?
Sérgio Ferreira assume a função de diretor-geral e tem a colaborar consigo cerca de 60 pessoas para o bom desenvolvimento da cooperativa.

Quais os vossos principais serviços? E quais os produtos hortícolas que mais produzem?
Louricoop, CRL é uma cooperativa que fornece sobretudo fatores de produção na sua rede de lojas, no concelho da Lourinhã e Torres Vedras. Têm também o Agrupamento de Produtores de Batata (APB), onde desenvolvem a conservação deste produto tal como o seu embalamento para a grande distribuição.

Quais os vossos mercados-alvo/clientes?
A empresa serve dois mercados distintos:
– tendo em conta a região do país onde se encontram localizados, predominam o minifúndio e os pequenos agricultores, com necessidades variadas enquanto “clientes do dia-a-dia” da cooperativa, seja na compra de fatores de produção, de batata de semente, de rações, de serviços de oficina mecânica e de abastecimento de combustível;
– por outro lado, têm os produtores de maior dimensão onde o fornecimento de produtos, embora semelhantes, requerem outro tipo de acompanhamento (nomeadamente técnico).

Quais são as perspetivas de futuro para a empresa? E para o sector?
É difícil de definir algumas linhas num futuro imediato, devido à pandemia Covid-19 por que passamos no decorrer deste ano de 2020. Ela veio causar-nos dúvidas: no mercado, no futuro; mas os objetivos passarão por dar condições e mais força ao agrupamento da batata (APB) para prosseguir o seu trabalho e não reduzir a sua quota de mercado, de modo a continuar a apoiar a agricultura local. Outro objetivo será dar continuidade ao apoio técnico: a cooperativa tem três engenheiros agrónomos que acompanham os seus sócios: desde o esclarecimento a problemas fitossanitários que possam surgir nas suas produções, aconselhamento de aplicações resolutas e acompanhamento na implementação e manutenção de sistemas de segurança alimentar, como o Global G.A.P..
Sérgio Ferreira, reconhece que o setor hortícola continua a ter espaço para crescer: há necessidades a nível do mercado interno e a região deve continuar a vender os seus produtos neste mercado. Há que trabalhar essa posição como associativismo e, a Louricoop, CRL como cooperativa, tem essa visão e, “só em conjunto é que vamos conseguir dar passos sólidos para no futuro sabermos onde é que vamos conseguir estar.”

O que levou a Louricoop a entrar para a AIHO? E o que espera da associação?
Como mencionado anteriormente, a Louricoop, CRL é uma cooperativa. O diretor-geral explica que o associativismo e cooperativismo estão na génese da empresa e esta não pode deixar de estar ligada a associações que representam o setor e, se possível dar o seu contributo, neste caso específico, sendo parte do corpo diretivo da AIHO há já vários anos. Explica que é fundamental existir esta sinergia na horticultura e haver uma voz ativa na região e no país que defenda os interesses deste setor. “Acreditamos que a AIHO tem dimensão e todos juntos consigamos ter o peso suficiente para defendermos o interesse de todos e do setor, porque em separado não conseguiremos fazer esse trabalho. É um dos principais motivos pela Louricoop, CRL estar (presente), é saber que em conjunto conseguiremos atingir mais facilmente estes objetivos e defendermos o setor como ele bem precisa.”.
Sérgio Ferreira espera que a AIHO consiga estar sempre à frente daquilo que são as necessidades dos associados, seja estando junto de instituições públicas como o Ministério da Agricultura, seja através de trabalho técnico acompanhando os agricultores e produtores, seja como entidade formadora certificada, colmatando a necessidade e procura formativa da região. Concluindo, espera que a Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste encontre sempre o caminho de apoio aos sócios ao longo da sua existência, criando uma maior união entre eles.

Morada Contactos
Av. António José de Almeida, 23A
Lourinhã
2530-113 Lourinhã
Telefone: 261 416 000
Fax: 261 412 882
Email: louricoop@louricoop.com
Site: www.louricoop.com
Categorias: Noticias

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.