Aromas e Flores, Lda – Associados da AIHO

A Aromas e Flores, Lda, sediada em Silveira, Torres Vedras, tem como actividade desde 2002 a produção de jovens plantas hortícolas para agricultura profissional e amadora.

Conta com uma área de cerca de 3 hectares de viveiros e armazéns onde desenvolve a sua actividade durante todo o ano.

Missão: entregar uma planta em perfeitas condições fitossanitárias dentro das datas solicitadas pelo cliente.

A aromas e flores têm duas áreas distintas de actividade, uma profissional e outra amadora/revenda.

Na área profissional são produzidas plantas conforme encomendas específicas do cliente.
Este solicita a variedade x, produzida em determinadas condições (tabuleiro, mote, fibra de coco, lá de rocha, enxertadas, etc) e a entregar em data certa.

Para além disso dispõe de uma área semi-profissional onde o cliente, seja ele agricultor de hobbie ou revendor pode adquirir plantas sem encomenda antecipada, estando sujeito aos stocks e variedades à data disponíveis.

A AIHO entrevistou César Rodrigues

Ouça a entrevista completa aqui | Podcast

Qual é o cargo que exerce na Aromas e Flores?
César Rodrigues é o sócio-gerente da empresa, sendo que para além da gestão da empresa executa também muito do trabalho que é lá feito.

Quais as razões que o levaram a enveredar pela horticultura?
Foi por paixão que se dedicou há mais de 30 anos a esta atividade e a este setor, seguindo as pisadas do pai, também horticultor.

Como surgiu a empresa Aromas e Flores?
César era sócio de uma outra empresa de produção de plantas que havia sido criada pela sua esposa. Esta era uma empresa de flores e plantas aromáticas. Posteriormente, alteraram o ramo de produção, mas mantiveram o nome.

Quais os vossos principais serviços? E quais os produtos hortícolas que mais produzem?
Especializaram-se em plantas enxertadas, em motes de alfaces para horticultura de estufa especializada e também todo o tipo de plantas para o mercado hobby.

Qual a área (ha) de produção?
A empresa detém 2 hectares e meio dedicados à produção de plantas em viveiro. Dependendo da altura do ano, 50% é destinado para a área hobby e 50% para a área profissional.

Quais os vossos mercados-alvo/clientes?
A empresa conta com três vertentes de mercado:
1 – Agricultores da região oeste, principalmente agricultores de estufa na área de plantas enxertadas. Esta será uma área a reforçar no futuro;
2 – Exportação para a Galiza – Espanha;
3 – Mercado hobby, para grandes superfícies.

Quais são as perspetivas de futuro para a empresa? E para o sector?
Mantém-se as mencionadas anteriormente. A área de estufa continua a aumentar, o que exige da parte da empresa um maior investimento em qualidade e tecnologia e só assim conseguirão fazer um acompanhamento à altura deste crescimento.
Relativamente ao setor, este crescimento evolutivo obriga a uma melhoria muito grande. Têm uma outra empresa, a Cropseeds que aposta na área mais técnica, nomeadamente relacionada com as plantas enxertadas com o objetivo de criarem uma estrutura própria de evolução tecnológica elevada que consiga dar resposta às necessidades dos agricultores, que também têm sido mais exigentes nessa área.

O que o levou a entrar para a AIHO? E o que espera da associação?
César Rodrigues foi um dos fundadores da AIHO e por isso a associação teve sempre um significado muito importante para si. Depois de alguns anos afastado, regressou novamente por essa razão e espera contribuir para que a AIHO se torne mais forte.
“Espero que a associação seja o elo de toda horticultura. A horticultura no Oeste, é um cluster muito importante, pois envolve muitos trabalhadores, muitas empresas, desenvolvendo interesses relevantes para o desenvolvimento da região e do nosso país. A horticultura contribui para a exportação, gera muitos empregos, gera muita riqueza e nós temos de cuidar dela e para isso, tem de haver a maior união possível entre os diversos intervenientes e os diversos players deste setor. Nós somos parte dele, queremos fazer parte dele e queremos continuar a fazer parte dele.”

Morada Contactos
Casal das Sesmarias Novas
Silveira
2560-408 – Torres Vedras
Telefone: 261 930 170
Fax: 261 930 178
Email: geral.aromas@gmail.com
Site: www.aromaseflores.pt