Semana Hortícola do Oeste 2018 | Artigo

No passado dia 12 de abril de 2018, decorreu o evento Semana Hortícola do Oeste em Peniche. Foi um dia com muita participação de profissionais do mundo da Horticultura da região Oeste, desde produtores, empresas de fatores de produção, jovens estudantes da área de agronomia, a diversos técnicos do Ministério da Agricultura, nomeadamente da DRAP-LVT.

O dia teve início, apesar da chuva que se fez sentir, com a visita a explorações, tendo início na empresa RIBAHORTA, passando pela empresa RICARDO RODRIGUES, e finalizando na Central Hortícola HORTAPRONTA. Foi possível ter contacto com o trabalho de preparação embalamento de alho francês, ver uma exploração de estufas de tomate com cultura de solo e cultura hidropónica,  e por fim,diferentes equipamentos de preparação e embalamento de uma grande variedade de produtos hortícolas. Após a manhã realizou-se um almoço convívio com a participação de mais de uma centena de pessoas.

Da parte da tarde decorreu a Conferência com a temática Alterações Climáticas e a sua influência na Gestão da Água e no Regadio”, com dois painéis de oradores que muito contribuíram para debater e lançar ideias relativas a esta temática que tanta importância tem para a nossa região.

A AIHO faz um balanço positivo desta nova edição da Semana Hortícola do Oeste, sendo importante destacar que a descentralização deste evento (anteriormente foi sempre realizado na cidade de Torres Vedras) contribuiu para dinamizar o sector Hortícola como um todo e dedicado à sua grande diversidade e dinâmica. Sendo este evento fundamental para “sentar à mesma mesa” todos os diferentes intervenientes da fileira, fica a certeza que a AIHO voltará a lançar uma nova edição em 2019.

A AIHO agradece aos parceiros de organização, à Câmara Municipal de Peniche – CMP, à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – IPL-ESTM e ao Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – COTHN. Os nosso agradecimentos vão também para o nosso Media Partner, a Revista Frutas Legumes e Flores bem como para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche que acolheram o momento do almoço.

De extrema importância, e sem eles não seria possível organizar este evento, foram os nossos patrocinadores, a ADP| Fertilizantes, a CAIXA AGRÍCOLA das Caldas da Rainha, a FERBIO, a GÊBÊCÊ, a HIDROSOPH e a MAGOS.

Mais informações em http://www.aiho.pt/semana-horticola-2018/

Siga-nos e partilhe em: