Produtos Fitofarmacêuticos

PORTUGAL

Condições de Utilização

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estabelece e divulga as condições de utilização de cada um dos pesticidas autorizados em Portugal para fins agrícolas. No seu site é possível consultar as condições de utilização por cultura e finalidade (aqui).

Importante: 
A informação que está disponível no site da DGAV está desactualizada em muitas situações devido à entrada e saída de novos produtos no mercado.



Usos Menores

Listagem de produtos autorizados pela DGAV através do alargamento de espectro a usos menores (aqui).

Autorizações recentes de produtos fitofarmacêuticos para usos menores solicitados pela AIHO e que não constam ainda na lista divulgada acima:

.....
Outras autorizações já divulgadas neste site aqui




Outros documentos
  • Substâncias activas e produtos com venda autorizada em Portugal (aqui);
  • Guia dos Produtos Fitofarmacêuticos (aqui);
  • Limites Máximos de Resíduos (LMR's) harmonizados a nível europeu (aqui);
  • Publicações AIHO (aqui);
  • Herbicide Resistance Action Commitee - HRAC (aqui);
  • Fungicide Resistance Action Comitee - FRAC (aqui);
  • Insecticide Resistance Action Comitee - IRAC (aqui);
  •  Propriedades dos Pesticidas - PPDB (aqui). PPDB (2013). The Pesticide Properties DataBase (PPDB) developed by the Agriculture & Environment Research Unit (AERU), University of Hertfordshire, funded by UK national sources and through EU-funded projects, 2006-2013.


Sites de Empresas de Produtos Fitofarmacêuticos

Nos sites das empresas que operam no mercado de produtos fitofarmacêuticos é possível encontrar também muita informação (rótulos, fichas de segurança, etc.) sobre os produtos disponíveis e suas finalidades:



A AIHO disponibiliza a todos os seus associados listagens produzidas e actualizadas através do cruzamento desta informação e do contacto com diversas entidades, sobre as diversas culturas hortícolas e respectivas finalidades  - mais informação aqui.

Torne-se nosso associado e usufrua também deste serviço!






INTERNACIONAL


Os produtos autorizados para o controlo de pragas e doenças das diversas culturas são diferentes em cada país, entre outros motivos, porque as condições edafoclimáticas também o são. Nos seguintes sites é possível consultar os produtos que os produtores dos respectivos países têm disponíveis no mercado:







Atenção: Esta informação não é extrapolável para o território nacional!