Fileira Hortícola do Oeste reuniu-se no 2.º Encontro organizado pela AIHO

A Horticultura do Oeste reuniu-se no passado dia 20 de novembro, em Torres Vedras para o 2.º Encontro da Fileira Hortícola do Oeste organizado pela AIHO. Num jantar conferência que contou com mais de uma centena de participantes, estiveram presentes o Eng. Paulo Monteiro em representação do Diretor Regional da DRAPLVT, os Presidentes das Câmaras Municipais de Torres Vedras e de Lourinhã, Dr. Carlos Bernardes e Eng. João Duarte Carvalho respectivamente, a Eng. Maria Sarabando em representação do Diretor Regional da ACT – Oeste, os Deputados da Assembleia da República, o Eng. João Nicolau do PS, a Dra. Emília Cerqueira do PSD,o Dr. Duarte Pacheco do PSD, o Eng. Ricardo Vicente do BE, e em representação do PAN o Dr. Rui Prudêncio como membro da comissão política do PAN, o Eng. Miguel Guisado e o Dr. Pedro Cruz em representação da CAP.

Iniciámos com uma recepção aos participantes onde existiu um momento de networking enquanto se poderiam saborear as entradas. A conferência seguiu com uma mensagem de boas vindas por parte do Presidente da AIHO, o Eng. António Gomes, uma apresentação sobre a Associação e os dados estatísticos da Horticultura por parte do Eng. Sérgio Ferreira, técnico da AIHO, e uma apresentação por parte do Dr. César Rodrigues, tesoureiro da AIHO, sobre o estado do sector e as problemáticas do mesmo. Foi feita referência ao reduzido investimento público em infraestruturas na região oeste na últimas décadas, sendo salientada a dinâmica, dimensão e importância do setor para a região mesmo com os constrangimentos sentidos. Os principais temas abordados foram: a mão-de-obra insuficiente e a necessidade de contratar mão-de-obra emigrante para colmatar essa carência, com grandes dificuldades de obter trabalhadores em condições legais; o licenciamento de abrigos e estufas, neste caso a necessidade dos horticultores serem esclarecidos relativamente às regras, e reavaliar os procedimentos de licenciamento.

A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste agradece a presença da comunicação social, nomeadamente da Revista Frutas Legumes e Flores, com a presença dos diretores Eng. João Pereira e o Eng.Jorge Reis, do Jornal Badaladas e do Jornal Alvorada com a presença dos Jornalistas Joaquim Ribeiro e Paulo Ribeiro respectivamente, bem como o apoio de todos os patrocinadores que tornam possível a organização deste encontro. Assim, agradecemos à Campoeste S.A., Vilmorin Ibérica SA , Syngenta Portugal – Crop Protection, Lda., Jovagro – Produtos Agrícolas, Lda., Lusosem – Produtos para a Agricultura, S.A., Alltech – Portugal, Frutas Patrícia Pilar, S.A..
Um bem haja a todos!