Encontro da Fileira Hortícola do Oeste

A Fileira Hortícola do Oeste reuniu-se num encontro organizado pela AIHO. Contámos com cerca de uma centena de participantes neste encontro, que permitiu abordar algumas das problemáticas do sector, transmitindo as preocupações aos representantes presentes do governo, a Directora Regional da Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo, a Eng.ª Elizete Jardim, e o Adjunto do Secretario de Estado da Agricultura e Alimentação (SEAA), o Eng. Luís Caiano e também ao representante do sector agrícola, o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), o Eng.º Eduardo Oliveira e Costa. Contámos ainda com a presença do  Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã (CML), Eng. João Duarte de Carvalho, a Vice Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras (CMTV), a Eng.ª Laura Rodrigues, o Vice Presidente e a Vereadora da Câmara Municipal do Bombarral, o Dr. Nuno Vicente e a Dra. Patrícia Pereira, e o Vice Presidente da Câmara de Alenquer, o Dr. Rui Costa.

Apresentação Inicial - Técnico da AIHO
Intervenção do Presidente da direção da AIHO
Intervenção do Presidente da CAP
Intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã
Intervenção da Vice Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
Intervenção do adjunto do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

Neste jantar conferência realizado no restaurante “Os Severianos” em Torres Vedras, a AIHO iniciou o evento com uma apresentação que incidiu sobre a perceptiva histórica da associação, a sua dinâmica actual e os possíveis caminhos a seguir, de modo a tornar a Horticultura do Oeste cada vez mais coesa e forte, para melhor enfrentar os desafios que nos são colocados todos os dias. Após o decorrer do jantar foram feitas diferentes intervenções: o Presidente da direcção da AIHO, o Eng. António Gomes,  reforçou a importância da Associação como meio para defender os interesses comuns dos Horticultores do Oeste, tendo apelado à entrada de novos sócios como modo de aumentar a força da AIHO junto das autoridades competentes. Relembrou a importância que a AIHO tem assumido em cenários de catástrofe (Temporal de 2009) ou crises (Crise da E.coli – Retiradas de 2011), como meio de resolução de problemas e distribuidor de apoios estatais (medidas de apoio em cenários de catástrofe ou crise); O presidente da CAP referiu diferentes ações da CAP para apoio à agricultura, salientando o problema da falta de mão de obra, bem como da alteração das contribuições dos empresários agrícolas;  o Presidente da CML demonstrou a disponibilidade em apoiar o setor, nomeadamente no apoio à participação em feiras internacionais; a Vice Presidente da CMTV, salientou a importância do setor se unir, por intermédio da AIHO, para conseguir influenciar positivamente as politicas com implicações na horticultura, demonstrando a disponibilidade da CMTV em continuar a apoiar a horticultura; O adjunto do SEAA, respondeu às questões lançadas pela AIHO relativamente aos problemas com a aprovação de projetos no PDR2020, tendo referido que teremos de ser mais ativos na procura de soluções e na defesa dos nossos interesses. Nesse sentido, e tendo em conta o pedido prévio da AIHO, agendou audiência com representares para discutir esta problemática.

Este encontro atingiu o objectivo de reunir a fileira e colocar todos os intervenientes a pensar nas soluções que podem ser encontradas em conjunto, para ultrapassar as dificuldades que todos enfrentam.

Agradecemos aos patrocinadores do evento, a CAMPOESTE, a SYNGENTA, a ARYSTA, a SEMILLAS FITÓ e a LUSOSEM..

Siga-nos e partilhe em: