30 de outubro de 2012

Noven P - a solução ideal para controlar os afídeos em abóbora armazenada

 
A produção de abóboras já pode contar com a ajuda de um produto para manter as abóboras limpas de afídeos, em pós-colheita.

 A Direcção Geral da Agricultura e Veterinária (DGAV) concedeu no passado dia 28 Setembro uma autorização extraordinária ao produto Noven P para controlo de afídeos em armazém, nomeadamente do género Dysaphis. É válida por 120 dias.


A aplicação deste produto deve ser efectuada com o acompanhamento do manual de técnicas preventivas elaborado pela AIHO. Neste manual são descritas diversas medidas que devem ser tomadas no campo e nos armazéns onde se armazenam as abóboras.


A composição do Noven P é 0,2 % piretrinas + 2 % butóxido piperonilo. Trata-se de um produto natural, com base em piretrinas e com acção reforçada através do butóxido de piperonilo que é um sinérgico que potencia as piretrinas e melhora o seu efeito.

Actua por contacto, afectando o sistema nervoso e levando à morte dos afídeos. 

A dose de aplicação é de 1 kg / 1 ton de abóbora armazenada. 

A aplicação deve ser feita com uma torpilha ou preferentemente com um aplicador de pós com motor.

Foram feitos testes na zona da Lourinhã em que o Noven P foi misturado com sílica para ajudar a sua distribuição e os resultados estão a ser favoráveis podendo inclusivamente a dose ser diminuída em zonas de menor ataque.

O Noven P não tem intervalo de segurança.

Está disponível em embalagens de 400 g e de 1 kg

Manual de técnicas preventivas (aqui)
Autorização extraordinária (aqui)