12 de março de 2012

Listagens de pesticidas autorizados por cultura

A Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) disponibiliza no seu site um novo separador com informação organizada sobre os diversos produtos disponíveis no mercado e as suas utilidades. O objectivo deste separador é facilitar a busca de informação sobre esta matéria através do cruzamento de informação proveniente de várias fontes.
O utilizador encontra ligações para as fontes oficiais da DGADR, onde de forma fácil de consultar encontra disponíveis as listagens oficiais mais actualizadas sobre os produtos autorizados no mercado e suas finalidades, assim como outras comunicações lançadas por este instituto. É possível consultar vários sites de empresas de pesticidas onde está disponível mais informação (rótulos, fichas técnicas, etc.) sobre os produtos autorizados e, ainda, consultar o site da União Europeia que informa dos Limites Máximos de Resíduos (LMR's) estabelecidos e harmonizados a nível europeu.
Neste separador encontra-se também uma secção internacional, onde é possível consultar os produtos disponíveis no mercado para os produtores localizados em Espanha, Itália, França e Reino Unido. Esta informação é aplicável apenas no território destes países mas, no entanto, é nos útil para perceber as práticas internacionais e para desenvolver esforços no domínio dos alargamentos de espectro em Portugal.

No seguimento deste trabalho a AIHO disponibiliza aos seus associados listagens que, através do permanente cruzamento da informação acima referida e do contacto com diversas entidades, estão mais actualizadas e organizadas, informando das substâncias activas e dos correspondentes produtos comerciais autorizados para as diversas pragas e doenças das culturas hortícolas e, ainda, da sua autorização em Protecção Integrada.

Para mais informação: