19 de julho de 2011

Plataforma de consulta das acções de formação certificadas - uma garantia de formação de qualidade

Desde 25 de Maio último, que está disponível a Caderneta Individual de Competências, um dos instrumentos criados no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. Desde então, todas as formações promovidas pela AIHO estão disponíveis para consulta pelo formando neste site,  bastando para tal proceder a um pequeno registo de acesso.


Esta caderneta, com modelo e conteúdo aprovados pela Portaria n.º 475/2010, de 8 de Julho, possibilita a consulta das competências (unidades de competência ou de formação integradas no Catálogo Nacional de Qualificações ou outras acções de formação não inseridas no Catálogo Nacional de Qualificações) obtidas ou desenvolvidas pelo seu titular, ao longo da sua vida. A compilação desta informação resulta do registo obrigatório na plataforma SIGO efectuado pelas Entidades Formadoras ou Centros Novas Oportunidades onde os adultos desenvolveram percursos de qualificação, o qual é automaticamente transposto para a Caderneta.

É também através desta plataforma que as entidades formadoras que estão a trabalhar em conformidade com a legislação devem emitiros seus diplomas.