14 de janeiro de 2011

Comunicação com Partidos Políticos

No passado mês de Dezembro, vários partidos políticos - PSD; PS e CDS/PP - contactaram a AIHO para recolher informação relativamente ao processo de recuperação das infra-estruturas destruídas pelas intempéries e ao restabelecimento do potencial produtivo da região. Este contacto entre produtores, associações e partidos políticos  proporcionou o debate  e a exposição de algumas das principais preocupações do sector hortícola da região, num momento que assume especial importância pelo debate de reformulação da PAC, assim como pelos cortes previstos  no Orçamento de Estado.


O Ministro da Agricultura, António Serrano, voltou a marcar presença na região, tendo visitado algumas das infra-estruturas reconstruídas após as intempéries e sublinhado a importância da hortofruticultura e floricultura para a economia portuguesa, onde se destaca a Região Oeste, que no seu conjunto ultrapassa o sector vitivinícola.


 A AIHO reconhece a importância deste contacto, pois a proposta política não pode distanciar-se das realidades concretas. Pelo que estaremos sempre disponíveis para contactar com os diversos actores sociais que pretendam de algum modo pensar e discutir a agricultura portuguesa e em particular a horticultura da Região Oeste, um sector realmente produtivo, com relevância nas exportações e que gera emprego.

Curiosidade:
"nos últimos dez anos desapareceram 112 mil explorações e a respectiva superfície recuou mais de 450 mil hectares. A dimensão média das explorações agrícolas aumentou 2,5 hectares em termos de Superfície Agrícola Utilizada (SAU), situando-se em 11,9 hectares"
(RA 09 - INE)